Friday, February 3, 2017

Opinião "As Primeiras Quinze Vidas de Harry August" | Saída de Emergência


Olá queridos leitores!

Mais uma opinião de um livro de uma editora que nunca me desiludiu.



Sinopse: 

Harry August não é um homem normal. Porque os homens normais, quando a morte chega, não regressam novamente ao dia em que nasceram, para voltarem a viver a mesma vida mas mantendo todo o conhecimento das vidas anteriores. Não interessa que feitos alcança, decisões toma ou erros comete, Harry já sabe que quando morrer irá tudo voltar ao início. Mas se este acumular de experiências e conhecimento podem fazer dele um quase semideus, algo continua a atormentar Harry: qual a origem do seu dom e será que há mais pessoas como ele? 


A resposta para ambas as perguntas parece chegar aquando da sua décima primeira morte, com a visita de uma menina que lhe traz uma mensagem: o fim do mundo aproxima-se. Esta é a história do que Harry faz a seguir, do que fez anteriormente, e ainda de como tenta salvar um passado que não consegue mudar e um futuro que não pode deixar que aconteça.




Opinião:

Acabei agora mesmo de ler o livro, e por essa razão, esta opinião sai mesmo, mesmo fresquinha!  

Tenho de admitir que demorei um bom tempo a entrar na história. Passei os primeiros capítulos a interrogar-me por tudo e mais alguma coisa. Capítulo sim, capítulo não, lá estava eu e a minha cabecinha a fazer contas de como tudo se iria encaixar.
Não se preocupem! Tudo será explicado a seu tempo. Harry (protagonista e narrador da história) faz questão de fazer isso mesmo. 
Já devem ter ouvido muita gente dizer: "Ai...Se calhar não vou ler esse livro, a história parece muito complexa."
 Eu já ouvi muita gente dizer isso, mas acreditem que mesmo que estejam sem vontade de ler livros que façam pensar muito, esta pode ser uma boa leitura para vocês. Não é nada complicado. A escrita é tão simples e fluente que se torna uma leitura muito "confortável". 

Depois desta pequenina introdução à minha opinião, vou falar-vos do que achei no geral. Não vou dizer nada que vos estrague a experiência de leitura. Nem vou fazer resumo nenhum porque eu, pessoalmente, não gosto de ler resumos. Devo ser das poucas pessoas que não lê sinopses antes de ler um livro. Gosto antes de ler a opiniões dos outros.

Gostei muito desta história. Gostei principalmente por ser narrada por uma personagem maravilhosa, Harry August. O facto de a história andar para trás e para a frente no tempo também é muito cativante. Conhecemos imensos aspetos das diferentes vidas de Harry nestas 404 páginas. Podem até achar que o livro é grande mas para mim foi o tamanho perfeito. Não podia ter sido nem mais nem menos. 
Por vezes, o que pode confundir um pouco são os nomes das personagens. São bastantes. No entanto, para aqueles que têm boa memória certamente que não vai ser um grande problema.

Tenho de falar do vilão do livro. Esta personagem está tão bem feita que nos faz odeiá-lo e adorá-lo ao mesmo tempo. Achei maravilhosa a química que havia entre o protagonista e este vilão. 

Houve apenas um momento que foi muito previsível e acho que foi o único fator que me impede de dar cinco estrelas a este livro. Claro que não vou dizer qual foi... Estragava logo tudo, mas se algum de vocês sentiu o mesmo ao ler o livro vai saber do que falo. 



A minha classificação:





Com o apoio:






14 comments:

  1. Fiquei com mais vontade de ler este livro. Vai ter de ser uma das próximas aquisições :)

    ReplyDelete
  2. A capa por cá está espetacular. Tenho de o ler!

    ReplyDelete
  3. Fiquei muito curiosa com este livro, vai já para a wishlist! :)

    ReplyDelete
  4. Fiquei muito curiosa com este livro, vai já para a wishlist! :)

    ReplyDelete
  5. Uma história com um desenrolar diferente e que tenho interesse em ler.

    ReplyDelete
  6. Olá,

    Hum... continuo com mix feelings sobre este livro.

    Personagens interessantes, ser bem escrito, boa harmonia entre a antítese bem e mal, são tudo pontos positivos.
    Mas depois, referes duas coisas que me fazem deixar de ter vontade de ler este livro, o facto de ter muitas personagens (prefiro um núcleo de personagens pequeno, constante e mais bem descrito), e ter partes previsíveis (perco completamente o interesse em cenários previsíveis).

    No entanto, classificaste-o com 4*, o que significa que foi uma boa leitura ;)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá, Sim gostei muito. Mas se tu achas que não é o teu género, lê outro. Histórias boas é o que não falta por ai <3
      Beijinhos!

      Delete
  7. Já o tenho cá por casa à espera da sua oportunidade para ser lido! :)

    ReplyDelete
  8. Comprei este livro quando estava a sair com o jornal público aquela coleção de ficção científica e agora fiquei com mais curiosidade ainda para o ler acho que o vou ter que incluir nas minhas próximas TBR's

    ReplyDelete
  9. Estou muito curiosa com este livro :) boa opinião!

    ReplyDelete
  10. Já vi o filme e tou ansiosa pelo livro, deve ser ainda melhor

    ReplyDelete
  11. Gostei do que li da sinopse e adorei a capa! Acho que se adequa perfeitamente à história do livro. Fiquei intrigada em relação ao Harry August, pois gostava de entender essas suas vidas... :P

    ReplyDelete
  12. Gostava de ler este livro. Gosto de histórias diferentes. Torna-se intrigante.

    ReplyDelete