Tuesday, April 11, 2017

Opinião "Desaparecidos" de Caroline Eriksson

Olá queridos leitores!



Sinopse:

Ninguém mente. Ninguém diz a verdade. Todos têm segredos. Em torno dela, apenas silêncio. Greta acorda e percebe que Alex e Smilla ainda não voltaram. Saíram do barco para um passeio na ilha no meio do lago Maran, enquanto ela permaneceu a bordo, a descansar. Mas agora o sol está a desaparecer por detrás das árvores, desenhando línguas vermelhas no céu. A água, fria e imóvel como uma pedra. E Greta não sente nem a voz reconfortante de Alex nem o riso alegre de Simlla. Vai para terra procurá-los, mas rapidamente percebe que eles não estão na pequena ilha. Desapareceram. Greta regressa a casa, à beira do lago, onde a família está a desfrutar de alguns dias de férias. Também não estão lá- E as chamadas para o telemóvel de Alex vão sempre parar ao implacável atendedor. Mas Greta não pode ficar assim, sem fazer nada. Reúne toda a sua coragem e vai à polícia denunciar o desaparecimento do marido e da filha. Na esquadra da pequena vila mais próxima, Greta encontra um jovem agente. O polícia ouve a sua história e, após fazer algumas verificações no computador, diz-lhe que greta não é casada e que nunca teve filhos...Mas quem são então Alex e Smilla? Porque desapareceram? E o que esconde Greta? Qual é a sua história? Está a mentir ou é ela a única a dizer a verdade? O marido e filha desapareceram. Mas ela não é casada e nunca teve filhos…


Opinião (pode conter spoilers):

Se fores daquelas pessoas que não gostam de saber absolutamente nada da história antes de a ler, por favor, não leias a minha opinião. Talvez te arruíne um pouco da experiência.

Penso que este seja o livro perfeito para amantes de suspense. É impressionante a capacidade de nos manter baralhados e na espectativa mesmo até ao final. Para muitos de vocês, tenho a certeza de que este livro seja capaz de vos aborrecer e proporcionar-vos umas boas horas de sono adicionais, mas para mim, esta técnica que a autora utilizou para nos manter na dúvida do que se passa, funcionou muito bem.

Esta história traz um sentimento muito onírico ao leitor e penso que foi isso que me manteve sempre desperta e curiosa para saber qual o desfecho.

Volto a frisar que “Desaparecidos” não é um livro para toda a gente. Pelo que li no Goodreads, houve imensas pessoas que não gostaram, e as suas razões são todas plausíveis, portanto, se algum de vocês não gostar, eu irei perceber o vosso lado.

No entanto, houve algo que não gostei muito acerca desta história, a protagonista. Não senti que houvesse algo de muito cativante nesta personagem. Posso ter sido só eu, mas achei que a personalidade dela era um pouco “sem sal”. Sim, a protagonista é a nossa narradora, mas isso não me impede de gostar da história. Tudo o que ela nos conta é interessante e de um ponto de vista cativante. Mas no fundo, senti que a pessoa em si, não era alguém com quem gostasse de manter relações de amizade.  De qualquer modo, é possível que seja esse o objetivo da escritora.

Algo na narrativa fez-me lembrar “Gone Girl”, o que é bastante positivo porque adorei o livro, mas ao mesmo tempo pareceu-me um pouco repetido.


Há umas frases no livro (em itálico) que adorei ler. Estive até ao fim a pensar que eram uma coisa, quando na verdade é outra bem diferente.

Posso então concluir que gostei muito do livro. Da forma que a escritora utilizou para nos aludir e da fluência de leitura.


Espero que gostem da minha crítica e que vos dê alguma vontade de ler o livro. Se o fizerem, partilhem comigo a vossa opinião. Ela é super importante para mim <3

4/5 estrelas.

Com o apoio de:


3 comments:

  1. Estou curiosa em relação a este :)

    ReplyDelete
  2. Olá, Maggie!
    Agora que já terminei a minha leitura deste livro, já vim ler a tua opinião sobre ele!
    Concordo porque adorei (mas acho que gostei ainda mais do que tu, já que lhe dei 5*), pois este é o meu género literário favorito! Se quiseres ler a minha opinião fica aqui o link da minha página no Facebook: https://www.facebook.com/lazerleituras/posts/1933551420212569

    ReplyDelete