Sunday, May 21, 2017

Opinião "Os Filhos dos Nazis" de Tania Crasnianski

Olá queridos leitores!!





Opinião:

Os filhos dos Nazis é um tema que sempre me cativou. Pensar como cresceram estas crianças e no que se tornaram mais tarde, é sem dúvida, uma questão que me intriga. 

Adorei a maior parte das histórias de cada uma destas crianças. É fascinante como algumas delas cresceram em  Auschwitz ou noutros campos de concentração sem se aperceberem verdadeiramente do que se passava à sua volta. Algumas destas histórias são dolorosas de ler. Vieram-me as lágrimas aos olhos algumas vezes...
 Neste livro, podemos perceber os motivos que levaram algumas destas crianças a seguir os passos dos seus pais. Aquelas que os respeitam e os idolatram são aquelas que foram mimadas toda a sua infância. As que cresceram sem o apoio dos pais, é normal que não sintam o mesmo que as outras. Por exemplo, Rolf, o filho do "Anjo da Morte" não teve qualquer interesse em seguir o exemplo do pai, preferindo manter a distância. 

Todos estes eventos estão muito bem retratados, no entanto, não gostei de certos aspetos. Havia passagens repetidas em alguns capítulos. A autora decide fazê-lo para ajudar aquele leitor que opta por ler os capítulos sem seguimento, mas isso não funcionou bem para mim, porque os li todos seguidos, e lembrava-me perfeitamente da história que nos contaram no capítulo anterior. 
Aqueles que quiserem ler apenas os capítulos que mais lhes interesse, poderão fazer isso com facilidade. Há sempre histórias mais interessantes que outras neste género de livro. Houve umas que gostei mais, outras que gostei menos, mas no geral gostei muito do que li e estou curiosa para saber mais sobre este tema. 

Obrigada à Guerra e Paz pela oportunidade! :)

Podes comprar o livro aqui.





11 comments:

  1. Tema bastante interessante! Livro a lwer assim que possível, obrigada pela sugestão :).

    ReplyDelete
  2. É um livro que, certamente, iria gostar de ler. É um tema que me desperta curiosidade.

    ReplyDelete
  3. Deve ser um livro bastante interessante, na medida em que não se pode culpabilizar ou discriminar os descendentes destes homens que cometer actos horríveis

    ReplyDelete
  4. uma página da história com muito para contar, ainda há pouco tempo passou um filme sobre os filhos dos nazis logo no final da guerra, também sofreram.

    ReplyDelete
  5. Não conhecia este título e fiquei muito curiosa... vai para a wishlist :)

    ReplyDelete
  6. Nunca li nenhum livro sobre esta temática!
    Deve ser interessante.
    ;)

    ReplyDelete
  7. Gostava de conhecer este livro. :)

    ReplyDelete
  8. É um livro cativante, os livros com esta temática são sempre 'fortes' mas é um dos generos que gosto

    ReplyDelete
  9. Um dos meus temas favoritos, o Nazismo.
    Leio tudo o que encontro sobre o tema e seria bom que muitos de nós o fizessemos, para que nunca caia em esquecimento...
    Abraço
    Teresa Carvalho

    ReplyDelete