Friday, December 9, 2016

Opinião - "As gotas de um beijo" de Carina Rosa ( Pode conter Spoilers )





Resumo (wook):

David é um homem pacato e solitário, desde que o seu casamento de vinte anos terminou. É no stand de automóveis que dirige que afoga as memórias do passado e a solidão do presente. Afastado de casa e dos filhos, é obrigado a gerir sozinho as ações e as escolhas que fez ao longo da vida, nas quais Diana, uma amiga de infância que considera irmã, tem um papel fundamental.


Opinião:

Como já tinha referido antes, este não é o meu género de leitura. O último livro que li e que tinha algumas semelhanças com este, foi o "The choice" (uma escolha por amor, em português) de Nicholas Sparks. Acabei por dar uma estrela ao livro porque achei completamente previsível e cheio de clichês. Mas fico muito feliz por este não ter sido semelhante nesse aspeto.
Não posso dizer que não tenha sido um pouco previsível, mas a escrita e a narrativa é de um nível bastante superior ao de Nicholas Sparks.

É retratado um tema muito delicado, sendo este, a violência doméstica. É interessante a autora ter escrito sobre todo o percurso da vítima, de uma forma presente e preocupada. Normalmente, quando leio romances onde se fala de violência doméstica, a história da vitima é descrita de uma forma muito distante e apenas como pano de fundo. Aqui não. Toda a história gira, um pouco, em volta desta personagem e da forma como os problemas em casa a impedem de viver uma vida normal.
E, portanto, este problema foi tratado de uma forma bastante realista. 
Quando alguém sofre deste tipo de abusos a última coisa que quer fazer é dirigir-se ás autoridades ou falar sobre o assunto. Há sempre o receio de que algo pior possa acontecer àqueles que lhe são próximos.
É uma realidade triste e que está muito presente nas vidas de muitas pessoas.

Por um lado fala-se de violência doméstica mas, nesta história, também se fala muito do carinho e do amor que temos pelas pessoas de quem gostamos e da forma como agimos e lhes mostramos os nossos sentimentos.

As personagens.

Infelizmente não me senti muito chegada às personagens. Durante a leitura, não consegui imaginar o aspeto físico de David nem de Diana, mas gostei bastante Laura.
Laura, por causa de ter tantos problemas em casa e de não conseguir ter uma vida simples e descansada, acaba por fazer algo que costumo achar desprezível. A traição é algo que não suporto, mas neste caso não me incomodou minimamente porque o marido bem o mereceu.

Há também algo que não compreendo nas atitudes de David. Ele consegue estar um longo prazo de tempo, confuso com o que quer fazer da sua vida amorosa. É bem estranho para mim uma pessoa estar confusa quanto à pessoa de quem gosta. Mas acho que não posso estar a julgar porque sei que somos todos diferentes e temos de aceitar essas diferenças.
No entanto, David tem os seus pontos positivos. É carinhoso, romântico, amigo, etc.  

Gostei do que li.
É uma leitura simples e apetecível. Quem gosta de Nicholas Sparks, ou outros do género, vai gostar deste livro.

Fico muito contente por ter tido a oportunidade de o ler. Agradeço imenso a Carina Rosa, por confiar no meu trabalho e me oferecer um exemplar.

Dou-lhe 3.5 estrelas :)





5 comments:

  1. Olá,

    este género de livro também não é dos meus favoritos, mas é sempre importante relembrar a temática da violência doméstica e se o livro o relata de forma realista é ainda melhor, pode ser que inspire e ajude as vítimas deste flagelo de alguma maneira!

    Boas leituras ;)

    ReplyDelete
  2. É difícil eu não gostar de romances. E este, ao abordar um tema tão actual como a violência doméstica, é bem capaz de me prender a atenção. ;)

    ReplyDelete
  3. Eu gosto deste género de livros mas desde que nos vá surpreendendo ao longo do livro...o que nem sempre acontece. Infelizmente, muitas vezes, as histórias são banais e previsíveis. O único livro de Nicholas Sparks que li foi "Corações em Silêncio" e antes de ler o final já eu o adivinhara.
    Acho importante falar-se da violência doméstica por tudo o que implica. Não conheço a obra da autora, mas gostava de conhecer a sua escrita.

    ReplyDelete
  4. Não conheço a escrita da autora, pois nunca li nada dela.
    Um livro a considerar!
    ;)

    ReplyDelete
  5. Já ouvi falar sobre a autora mas nunca li nada dela, tenho alguma curiosidade mas depois tenho aquelas reticências parvas com autores portugueses.
    E como fã de Nicholas Sparks, parece que vou gostar! :)

    ReplyDelete