Thursday, December 8, 2016

Significado das minhas classificações



 Ler em Português      Read in English

Todos nós olhamos para este género de classificação de uma forma diferente. 
Decidi, então, explicar-vos quais são os meus critérios quando classifico um livro. Claro que esta imagem não é totalmente fiel. Pode haver uma vez ou outra em que o caso não se aplica. Mas vamos pensar que a maior parte das vezes está certo.

A imagem que as estrelas transmitem é diferente de pessoa para pessoa e transmitem muito pouco de tudo aquilo que sentimos por um livro. 
Sendo este método apenas um exemplo genérico daquilo que sentimos, não levem muito a sério as estrelas. Mesmo assim acho que é algo importante de manter em cada publicação relativa a opiniões.
O facto de ter a minha classificação no fim do post ajuda aqueles mais preguiçosos a terem logo uma ideia geral do que achei do livro que li. E não só para os preguiçosos! Também pode acontecer olharmos para a imagem do livro em questão e pensar: "hmm, estou um pouco reticente em ler este livro". Mas depois vêm a classificação, e se for boa – vamos imaginar que é de cinco estrelas – têm logo vontade de perceber o porquê de eu ter achado tão bom.
Talvez isso não aconteça com vocês. Gosto de pensar que sim porque já me aconteceu muitas vezes a mim.

Se também usares o método das 5 estrelas para classificar livros, diz o que elas significam para ti. :)

Boa leituras!! 



6 comments:

  1. A classificação por estrelas ajuda a que se fique com uma ideia geral da opinião de quem leu o livro, mas deve ser complementada com a leitura da crítica. Eu não tenho um método específico.

    ReplyDelete
  2. Apenas utilizo o método das estrelas no Goodreads. Gostei das tuas classificações, mas as tuas 4* são as minhas 5*. :)

    ReplyDelete
  3. Sempre usei as estrelinhas no Goodreds!
    ;)

    ReplyDelete
  4. não tenho nenhum sistema de estrelinhas, não costumo escrever nem sublinhar livros. tenho sempre um bloco ao lado onde aponto frases interessantes, se não gostar do livro não o consigo acabar e por vezes arrumo-o para mais tarde quem sabe com um pouco mais de paciência talvez o consigo ler e normalmente não leio uma segunda vez um livro mesmo se o tiver adorado. bjs e feliz natal

    ReplyDelete
  5. Eu não consigo desistir de um livro ao ponto de nunca o acabar, posso colocá-lo de lado mas sempre com objectivo de um dia o terminar. Mesmo que a leitura seja muito má, gosto de ler até ao fim e ter a minha opinião fundamentada.

    ReplyDelete
  6. Gosto das classificações por estrelas porque são rápidas de avaliar, mesmo depois de ler uma review podemos ter duvidas, a classificação acaba por acabar um pouco com elas :)
    Para mim 5 estrelas é perfeito
    4 estrelas está lá perto
    3 estrelas OK, nem mau nem bom
    2 estrelas Nop, e mauzito
    1 estrela Very nop, que tortura!

    ReplyDelete