Monday, December 12, 2016

Apresentação do livro "Depois do Fim" de Paulo Moura





 No sábado tivemos a grande alegria de poder estar presentes na apresentação do livro “Depois do Fim” de Paulo Moura, na Fnac de Santa Catarina.

 Nunca tínhamos visto uma apresentação de um livro e tenho a dizer que vou querer repetir esta experiência muito mais vezes.
 Foi uma apresentação muito intimista e divertida que contou com a presença de Pedro Abrunhosa e Felisbela Lopes.





 Para que possam ficar a conhecer o livro, deixo aqui o resumo:



«Por mais ultrajados, por mais destroçados, eles sobrevivem, renascem das cinzas, voltam. Não, Flamur, nenhuma história será esquecida. Como um vírus, uma praga, uma semente, voltam sempre. Nenhuma história está terminada.»

 O terrorismo, o Estado Islâmico, a guerra na Síria, a crise dos refugiados. Como chegámos até aqui? O que nos trouxe até esta tempestade perfeita?
Com a queda do muro de Berlim, começou um novo ciclo. O comunismo saiu de cena, entrou o Islão. Se, como escreveu Fukuyama, este momento marcou o Fim da História, como compreender o que se seguiu?

 Paulo Moura, um dos mais premiados repórteres portugueses, testemunhou todos os momentos decisivos dos últimos 25 anos. Assistiu, em 1991, à emergência dos primeiros jovens fundamentalistas islâmicos, durante a crise na Argélia. Nas décadas seguintes, viu crescer a sua influência na Tchetchénia, em Caxemira, no Kosovo, no Afeganistão, no Iraque, no Sudão e nas capitais europeias. Esteve nas praças ocupadas durante as Primaveras Árabes, em 2011. Acompanhou, no Egipto e na Líbia, em 2013, os refugiados sírios que tentavam alcançar a Europa através da Turquia.

 Partindo dos seus diários pessoais de guerra, escritos no epicentro dos acontecimentos, Depois do Fim é a crónica do nosso tempo. Mais que narrativa histórica, é um livro sobre as pessoas que viveram a História, que nos ajuda a compreender este quarto de século de conflitos, idealismos e deceções, invasões, migrações forçadas e extremismos.
Houve descrições de Felisbela que me deixaram emocionada, e houve outras que Pedro Abrunhosa fez questão de mencionar. Tudo o que ouvi foi de tal forma apelativo que não pude resistir em trazer o livro para casa. Sei que vou aprender muito ao ler o livro e também sei que vou ficar a conhecer melhor Paulo Moura, que pelo que conheci, é uma pessoa extremamente simpática e interessante. O livro custa 25 euros, mas pelo que ouvi, não me vou desiludir minimamente com esta leitura.




 Se tirarem um bocadinho do vosso tempo para ler o resumo, vão ver que é uma leitura de grande importância. Espero que muita gente lhe dê o devido valor.


 Tive a oportunidade de conhecer o autor pessoalmente na sessão de autógrafos e foi um momento de grande timidez da minha parte, mas não me arrependo. Talvez ele nunca se lembre de mim, mas gostei muito de o conhecer. Para mim, como blogger, e como amante de livros, estes momentos são para se guardar infinitamente na memória.



Esta foto, mostra o momento do autografo. Aproveitei também para deixar o meu contacto de blogger com o autor no caso de alguma vez precisar da minha ajuda para divulgar os seus livros :)





Digam-me o que acham deste artigo, nos comentários :)

Boas leituras!

7 comments:

  1. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá,

      parece um livro muito interessante, uma vez que podemos aprender muito sobre vários acontecimentos do passado que delinearam o presente e influenciarão o futuro ;)

      Conseguiste captar a minha curiosidade sobre o livro, se tiver oportunidade adopto-o :)

      Boas leituras!

      Delete
  2. Bem deve ter sido uma experiência óptima, apesar de não ser o meu género de leitura, parece-me um livro muito interessante.

    ReplyDelete
  3. São sempre bons este momentos de proximidade entre o autor e os leitores. A descrição do livro prendeu a minha atenção e fiquei com vontade de o ler.

    ReplyDelete
  4. Não é bem o meu género de leitura mas deve ser interessante.

    ReplyDelete
  5. Gosto imenso da temática :)
    São experiências muito enriquecedoras, as apresentações, ficamos a perceber um bocadinho melhor o que passava pela cabeça do autor aquando do acto criativo ;)
    Que giro, fui aluna da Felisbela Lopes na Uminho :D

    Beijinhos
    Rosalina Soares

    ReplyDelete