Thursday, December 5, 2019

Opinião - Harrow County Volume 3




Editora: G Floy Studio Portugal
Preço: 11,00 €
Mais informações aqui

Opinião


Neste terceiro volume, que junta os números 9-12 de Harrow County, seguem-se três acontecimentos diferentes desta história: Ficamos a conhecer um pouco mais da história do rapaz sem pele; Emmy vai em socorro de uma família que vive numa casa assombrada e Beatrice, a amiga de Emmy, tem a missão assustadora de apanhar serpentes capazes de infectar a mente de pessoas.


Na introdução vemos um comboio à noite com as palavras Harrow County a flutuar e, logo a seguir, conhecemos uma personagem nova de cabelos longos e com um aspeto e personalidade maléfica. Não ficamos a saber muito bem quem é mas percebemos que é alguém com poder e autoridade sobre o rapaz sem pele.
O rapaz sem pele pode ser tão assustador pelo seu aspeto físico mas amigável e admirável enquanto personagem. É uma personagem que me faz lembrar o Smeagol do senhor dos anéis e de quem eu tanto gosto, talvez pelos seus movimentos e expressões. Foi excelente poder começar a leitura com um pouco da sua história.

Beatriz mostra ser uma nova pessoa, muito mais destemida e aventureira. É graças e à sua falta de medo que a história das serpentes se torna tão interessante e viciante de ler. Estou ansiosa para saber o que acontece no próximo volume e para saber que mistérios e aventuras Beatrice terá de enfrentar.


A história da casa assombrada é ilustrada, não por Tyler Cook, mas sim por Hannah Christenson que não pode deixar de ser ignorada por ser tão diferente das ilustrações que estamos habituados a ver em Harrow County. No meu ver, o aparecer desta arte diferente neste volume, leva-nos muito de surpresa. É algo que é introduzido neste volume para criar um novo vibe. Foi bom no sentido em que separa as histórias que estamos a ler e cria um novo sentimento ao leitor, mas para mim, a arte de Tyler é muito mais assombrosa e vívida que a de Hannah e por isso, enquanto lia está parte da história, por momentos, desejava ver os mesmos acontecimentos mas com a arte de Tyler que é muito mais negra que a de Hannah e é esse elemento que me faz gostar tanto desta Graphic Novel.



Emmy, que é a personagem principal da história e a de quem mais gosto, não aparece muitas vezes, mas é frequentemente referida pelas outras personagens. A casa assombrada que tem de visitar é uma história que parece muito à parte das outras e por essa razão conectei menos com ela, mas não deixa de ser interessante ver a forma como os autores deste livro fazem a história fluir.
A arte continua maravilhosa, e diria que está de cada vez melhor. Numa das páginas vemos a cave de covey que contém dezenas de serpentes em jarros. A forma como está desenhado e pintado dá vontade de ficar a olhar durante muito tempo e apreciar os pormenores.
Mais uma vez, no fim do volume, é-nos explicado como o artista desenvolve a arte e é inspirador para mim saber como é feita. Fiquei curiosa com o processo criativo e com as versões da capa que os autores fizeram. Explorei mais online e encontrei no YouTube um vídeo com timelapse de um desenho. Coloco aqui para verem.

Recomendo muito esta leitura. 





Com apoio de:





No comments:

Post a Comment