Tuesday, December 31, 2019

Milkman de Anna Burns




Opinião

Esta é a história da irmã do meio, que vive numa cidade irlandesa sem nome. Nesta cidade, ser interessante é complicado porque implica chamar a atenção das pessoas que gostam de cuscar a vida dos outros. É um livro que explora identidade, a curiosidade pelo mundo e o que nos rodeia, relações complicadas familiares e amorosas, assassinatos e morte!
A personagem principal é como nenhuma outra. Estar a ler este livro é como pegar no diário secreto de alguém que tem MUITO que dizer. O vocabulário é complexo e ao mesmo tempo desleixado porque existem imensas repetições de palavras e está escrito como um monólogo imenso, quase sem pausas, como se a personagem estivesse a desabafar tudo aquilo que tem para dizer de uma única vez. 
Não é de admirar que um livro como este ganhe prémios tão importantes como The Man Booker Prize. É um livro único, como nenhum outro que tivesse lido. 
Para ter uma experiência mais emergente ao ler este livro, ouvi também o audiobook que é narrado pela própria Anna Burns. O sotaque irlandês é interessante de ouvir e fez-me apreciar melhor a personagem. 
O que gostava de partilhar com vocês é que este não é um livro fácil de ler, é muito stressante e muito denso. Eu estava a gostar de o ler, mas só até certo ponto. O livro começou a cansar-me imenso e a aborrecer-me. Vou justificar isto ao dizer que não estava preparada para uma leitura assim, tão diferente do habitual. Ser diferente podia ser considerado como algo positivo para mim mas neste caso não funcionou muito bem. 
Recomendo este livro a quem quiser sair da sua zona de conforto no que toca a leituras e que se queira aventurar com algo novo. Eu queria ter adorado este livro porque o meu mindset era mesmo o que querer algo novo para ler, não no fim não posso dizer que foi o que esperava. 
É um livro que vou guardar com carinho porque penso em voltar pegar-lhe outra vez no futuro, com mais maturidade e paciência. 

Esta leitura tem o apoio de:
Boas leituras!


No comments:

Post a Comment