Wednesday, November 6, 2019

Jenny Han - O Verão em que me Apaixonei

Olá a todos!! 

Voltei! Este blog vai voltar a estar ativo, pois decidi que era melhor manter vivo o meu cantinho de leituras em português. Há uns tempos criei um website de livros mas estou a usá-lo maioritariamente para escrever sobre as minhas leituras em Inglês.  Para aqueles que me seguiam aqui neste blog, tenho todo o gosto em voltar a escrever opiniões e colocar passatempos para vocês! Yay! 



Opinião:

É verdade, não estamos no verão, mas pareceu-me uma boa altura para pegar neste livro. Fiquei com ele na cabeça desde que vi a minha Booktuber favorita a falar dele (Regan do canal Peruse Project).
Belly é uma rapariga vulgar de 16 anos que não consegue parar de pensar no verão. Para ela não há nenhum momento do ano tão bom como o dia em que vai para a casa de praia com os seus amigos de infância, Jeremiah e Conrad. Todos os verões são maravilhosos e divertidos até este último verão, representado neste livro. Neste volume, Belly começa a descobrir melhor quem é, e apercebe-se que há algo a atormentá-la há muito tempo. É neste verão que acontece tudo aquilo que ela não espera. Está recheado de momentos formidáveis e outros bem desagradáveis.
Belly está, lentamente, a tornar-se um adulto. Este processo demora tempo! Mas o leitor é chamado a conhecer a personagem no momento em que ela se começa a sentir mais terra a terra e mais bonita, física e mentalmente. Apesar de parecer estar tudo em ordem, ela tem um problema. Um problema que para os 16 anos pode ser considerado bastante sério. Há 3 rapazes na sua vida. Ambos os 3 estão possivelmente interessados nela e ela vê-se numa situação complicada. Apenas um deles é a pessoa com quem está realmente apaixonada, mas não é fácil chegar até ele.
Este é um livro muito honesto, uma leitura muito fácil de seguir e, além disso, tem uma estrutura muito simples, com personagens suficientemente interessantes para nos fazer continuar a ler como um bom romance de verão, tal como este pretende ser.
Este é o que considero ser um puro romance, isto é, um livro com romance quase que de início ao fim. Quando Belly se começa a sentir mais bonita, ela entra numa fase em que tanto os rapazes se começam a interessar por ela, como também ela começa a sentir mais afinidade com eles e há muito sentimento de empatia, amizade e amor. Não há nada que nos toque tão profundamente como uma boa história de amor, não concordam? Este livro sabe muito bem entregar essa promessa.
Considero este, um livro nostálgico, com muitas conexões com a maior parte dos adolescentes. Com sentimentos que nos estão muito próximos. É um livro que incentivo os mais jovens a ler, diria talvez entre os 13 e 18 anos. Depois disso começa a não fazer muito sentido, ou pelo menos foi assim que me senti. Apesar de já ter passado por essas idades e ter vivido situações muito semelhantes com a personagem principal, acho que teria apreciado muito mais o livro nessa altura.
Há algo neste livro que não bate muito certo para mim que é uma pessoa apaixonar-se por um amigo de infância. Se estas duas pessoas se vêm como irmãos, como é que é possível que se desenvolva algo mais forte com o tempo? Se calhar até é algo que acontece frequentemente, mas não comigo ou com pessoas que me são próximas. Parece-me um pouco estranho, talvez.
Em suma, achei que este é um bom livro. Gostava que tivesse mais descrições e que fosse mais complexo a nível de construção de personagens, mas também entendo o porquê de não o ser.
A minha classificação final é: 3 estrelas!
Críticas da imprensa
«Um livro que tem tudo o que uma rapariga quer do verão.» Sarah Dessen
Podes comprar o livro aqui
#jennyhan #overãoemquemeapaixonei #opiniãolivros #topsellerportugal

No comments:

Post a Comment