Thursday, November 30, 2017

Objetivo para 2018!

Olá queridos leitores!



Este ano está quase a acabar e fiquei com muitos livros para ler em atraso. Alguns deles já estão na minha estante há uns anos, outros, ou estão para chegar, ou acabei de os comprar. 

Até agora nunca consegui atingir os meus objetivos de leitura. É muito difícil... estão sempre novos livros a chegar e algumas leituras vão ficando para trás. 


Se leste algum destes livros ou estás a pensar ler, diz-me a tua opinião! Pode ser que me convenças a pegar nele mais rápido.

Boas leituras!

Sunday, November 26, 2017

Opinião: "Uma Vida Alemã" de Brunhilde Pomsel e Thore D. Hansen

Olá queridos leitores!


Opinião (Maggie):

É muito fácil criticarmos e julgarmos Pomsel pelos seus atos e decisões. Não vou contestar a ideia de que ela, ao estar presente nos negócios de Goebbels, fosse uma parte e uma ajuda para que tudo se desenrolasse da forma como se desenrolou. Mas a verdade é, se estivéssemos no lugar dela, o que faríamos? O ser humano faz coisas impensáveis como instinto de sobrevivência. Pomsel sabia que a situação financeira não estava bem para a maior parte das pessoas que conhecia e a verdade é que ela estava a ganhar o suficiente para viver bem e ajudar a sua família. Até que ponto não faríamos o mesmo? 

Não acredito que ela não soubesse pelo menos um pouco do que se andava a passar. É incrível como esteve a trabalhar para uma das vozes da segunda guerra mundial e garante não saber do que se passava. O que é certo é que mesmo que ela soubesse das atrocidades que estavam a ser cometidas, nunca nos iria revelar esse segredo. Não lhe seria conveniente. 

É um livro muito curto, mas fiquei fascinada com a história que Pomsel tem para nos contar. É um tema muito sensível e certamente daria tema para uma boa discussão literária entre pessoas que o leram. 

No centro da ação e ao mesmo tempo tão distante, Pomsel conta-nos como se tornou secretária de Goebbels, como ele era enquanto seu chefe e toda a vida que acompanhava o seu cargo. 

Alguns segredos e pequenos dramas também fazem parte deste livro. Nunca são demais os detalhes que podemos ficar a conhecer sobre a Segunda Guerra Mundial. É sempre fascinante. 

Muitos dizem que Pomsel foi extremamente egoísta ou extremamente ignorante. "Estar no meio de tudo e não saber de nada? Impossível!" Pensam vocês... 
Pode ser verdade ou não... No fim do livro esperava saber a resposta. Mas apenas sabemos qual é a opinião do autor. Não achei muito conclusivo, mas gostei da chamada de atenção à nossa geração e ao quanto nós próprios tapamos os olhos.

Um agradecimento muito especial a:



Boas leituras!!



Wednesday, November 22, 2017

Passatempo Livro Surpresa!

Olá queridos leitores!

Quem é que não gosta de surpresas? O Natal está a chegar e vou lançar no blogue vários passatempos com livros surpresa!

Se tiveres alguma dúvida de como participar, basta enviares mensagem privada e eu tento responder o mais rápido possível.




Opinião: "Viajante à Luz da Lua" de Antal Szerb


Opinão (Daisy):

Viajante à luz da Lua, um título curioso para gente curiosa como eu.  
O escritor húngaro, o tão famoso e internacional Antal Szerb não me deixou indiferente e iniciei o romance para conhecer a sua escrita e o conteúdo da sua obra.
Esta, conta a viagem de um casal que tudo parecendo dar certo, termina na sua separação.  
Mihály, parte em busca de algo que o perturba e que as suas memorias da adolescência inacabada o fazem refletir e querer procurar soluções para os sonhos que não realizou e o deixam inquieto.

Durante a leitura senti-me extremamente embrenhada na história, mas agora que penso naquilo que li, pouco vem-me à cabeça... Não sei porque é que isto me acontece ás vezes e adorava saber se também vocês são afetados pelo mesmo.
Por vezes adoro ler um livro e dedico-me a ele durante uns dias, mas quando acabo de o ler parece que não foi tão importante para mim como pensava. Se calhar é só a mim que acontece isto...

Posso com toda a certeza dizer-vos que a capa escolhida para representar o livro é magnífica. É uma bela representação da história em si, e tenho de dar os parabéns à Guerra e Paz pela escolha.

A escrita tem floreados filosóficos que me fizeram ficar completamente agarrada à história. É incrível quando isso acontece porque mesmo apesar de haver momentos em que pouco se desenvolve, não parei de ler. Posso chamar a este acontecimento o feitiço da escrita. São poucos os autores que conseguem escrever muito bem sobre acontecimentos pouco interessantes.
Antal Szerb consegue, sem dúvida alguma, cativar o leitor.. Portanto, mesmo que não se interessem muito pela sinopse, acho que deviam ler o livro para poderem conhecer a escrita do autor.

No fim de fazer as contas, gostei muito da atmosfera, das personagens e da escrita, mas não conectei a 100 % com a história. Por essa razão classifico este livro com 3 estrelas.

Um agradecimento muito especial à Guerra e Paz pela oportunidade.

Boas leituras!