Thursday, March 23, 2017

Opinião: "A Rapariga de Antes" de J.P. Delaney | Suma de Letras


Olá queridos leitores!!



Para quem ainda não conhece este livro, deixo aqui a sinopse:


«Por favor, faça uma lista de todos os bens que considera essenciais na sua vida.»


O pedido parece estranho, até intrusivo. É a primeira pergunta de um questionário de candidatura a uma casa perfeita, a casa dos sonhos de qualquer um, acessível a muito poucos. Para as duas mulheres que respondem ao questionário, as consequências são devastadoras.



EMMA: A tentar recuperar do final traumático de um relacionamento, Emma procura um novo lugar para viver. Mas nenhum dos apartamentos que vê é acessível ou suficientemente seguro. Até que conhece a casa que fica no n.º 1 de Folgate Street. É uma obra-prima da arquitectura: desenho minimalista, pedra clara, muita luz e tectos altos. Mas existem regras. O arquitecto que projectou a casa mantém o controlo total sobre os inquilinos: não são permitidos livros, almofadas, fotografias ou objectos pessoais de qualquer tipo. O espaço está destinado a transformar o seu ocupante, e é precisamente o que faz…



JANE: Depois de uma tragédia pessoal, Jane precisa de um novo começo. Quando encontra o n.º 1 de Folgate Street, é instantaneamente atraída para o espaço —e para o seu sedutor, mas distante e enigmático, criador. É uma casa espectacular. Elegante, minimalista. Tudo nela é bom gosto e serenidade. Exactamente o lugar que Jane procurava para começar do zero e ser feliz.
Depois de se mudar, Jane sabe da morte inesperada do inquilino anterior, uma mulher semelhante a Jane em idade e aparência. Enquanto tenta descobrir o que realmente aconteceu, Jane repete involuntariamente os mesmos padrões, faz as mesmas escolhas e experimenta o mesmo terror que A Rapariga de Antes.




Opinião (Pode conter spoilers):

Não há dúvida que este seja um dos livros mais esperados do momento. Há uma boa razão para toda esta expectativa criada em volta do livro. É uma leitura extremamente viciante. Normalmente não me consigo sentar e ler mais de 100 páginas de uma só tirada, mas foi o que me aconteceu ao ler este livro.
Não é só o tema e a escrita que nos cativam a ler com toda esta rapidez... os capítulos minúsculos e a tipografia usada também ajudam a que a leitura seja rápida. 

Enquanto o estava a ler não conseguia apontar nenhuma coisa má, mas agora que o terminei e que tive tempo para pensar sobre isso, há certas coisas que não gostei tanto. 
As relações amorosas neste livro fizeram muito lembrar "50 sombras de Grey". Não estou a dizer que seja algo propriamente mau. Nada na escrita de Delaney chega ao ponto repetitivo e erritante de E.L James, mas teve algo de semelhante e que não gostei muito, nas falas. A palavra "papá" é referida mais do que uma vez (entre amantes) e fica um pouco deslocado do contexto desta história. 
 Durante toda a narrativa, o escritor parece que está a fazer um grande esforço para pensarmos que uma das personagens é o criminoso. Pelo menos foi o que eu senti. As pistas e as atitudes dele (não posso dizer o nome da personagem, iria estar a estragar toda a história para vocês) parecem ligá-lo tanto ao crime, que nós, os leitores, acabamos por pensar que se for ele o culpado, então é tudo demasiado óbvio. 

Também há outro aspeto, o fim, O fim é péssimo. Foi previsível e o autor decidiu acrescentar um fim ao fim — vocês vão perceber. O acréscimo que é feito àquilo que nós pensamos ser o fim, estraga tudo. Para além de ser mau, também levanta imensas questões que ninguém sabe responder. 
Para ser sincera, quando acabei de ler o livro fui pesquisar sobre o significado do fim e não houve ninguém que o soubesse explicar. A maior parte das pessoas ou não fala sobre ele ou diz que não fez sentido. 

Sim, há muitas coisas más no livro. No entanto esta é a minha opinião e eu acredito que muitos de vocês vão estar completamente contra mim, por isso, toca a escrever o que acham, nos comentários. Fico ansiosa por saber se fui a única pessoa a pensar assim...

Parece que só há coisas más até agora, não é? Mas não. Eu classifiquei este livro com 4 estrelas porque foi altamente viciante e fascinante de ler. Agarrou-me por completo. 

Quanto às personagens, adorei todas elas excepto Jane. As personagens têm algo de muito próprio e interessante. Gostei principalmente do arquitecto e da sua personalidade enigmática. 

Algumas noções do estilo de vida minimalista são discutidas e eu achei isso tão interessante que também adicionei um pouco disso à minha vida. Claro que o que é discutido no livro não chega para quem não conhece o conceito, mas sugiro que pesquisem.
 Este é o melhor canal de youtube que vos posso recomendar acerca do assunto: Clica aqui.

É considerado um thriller psicológico, e nem podia ser outra coisa... posso afirmar que andei um pouco paranóica enquanto o lia. 


Chego então à conclusão que gostava que todos leitores deste blogue dessem uma olhada ao livro. 


A minha classificação:




Com o apoio de:





3 comments:

  1. Bem parece-me muito interessante, mas não gosto de saber sobre esse fim e o fim do fim lol
    É que eu detesto acabar uma leitura e ficar com uma enorme frustração pela maneira como terminou... Isso pode arruinar completamente toda a leitura.
    Obrigado pela review! :)

    MRS. MARGOT

    ReplyDelete
  2. Quero imenso ler este livro. Parece muito fixe :)

    ReplyDelete
  3. Também tenho andado bastante curiosa com este livro, mas tenho de admitir que fiquei um pouco de pé atrás com esse final... de qualquer modo, acho que vou dar-lhe uma oportunidade!

    Convido-te também a ires ler a opinião do último livro que li e a deixares a tua opinião!

    Beijinhos,
    Carolina - leiturasdacarolina.blogspot.pt

    ReplyDelete