Olá queridos leitores!
Sinopse:
Após 30 anos, os únicos traços humanos detetados na Área X - uma estranha zona contaminada cercada de uma fronteira invisível e sem traços de civilização - são os que foram deixados por expedições sucessivas sob autoridade de uma agência tão secreta que quase foi esquecida. Face à tumultuosa 12.ª expedição narrada em Aniquilação, a agência tem um novo diretor nomeado, John Rodrigues, também conhecido por Control.
A braços com uma equipa desesperada e frustrada por uma série de incidentes e vídeos perturbantes, Control começa a desvendar lentamente os segredos da Área X e dos mistérios narrados no primeiro volume, mas a cada descoberta que faz, é forçado a confrontar verdades sobre ele próprio e a agência que jurou servir.
Opinião de "Aniquilação". Volume 1 da trilogia Área X: Opinião: "Aniquilação" de Jeff Vandermeer
Opinião "Autoridade":
Só eu sei o quão ansiosa estava para ler este livro e agora que o acabei quero muito ler último. Acontece que este segundo volume destroçou-me. É lento, frustrante e psicologicamente marado.
Senti imensa dificuldade em entrar na história. Na verdade, não sei se chegou algum ponto em que o entendi por completo. A minha concentração ao ler este livro estava muito em baixo daquilo que considero normal. A minha mente vagueou mais vezes do que alguma vez me aconteceu ao ler um livro.
Para poder contextualizar melhor a minha opinião, vou contar-vos sobre as diferenças entre este livro e o primeiro. Se forem ler a opinião que escrevi sobre "Aniquilação" vão ver que como o achei uma excelente obra de ficção.
No primeiro volume é-nos apresentado algo que tem a capacidade de nos surpreender a cada capítulo que passa. É explorada a Área X, uma área desconhecida e com imensos segredos. A bióloga, que é a personagem principal, descobre coisas que mais nenhuma outra personagem conseguiu desvendar e neste segundo livro estas pequenas informações dão-nos um avanço em relação às outras personagens de "Autoridade".
Control é o novo director da âgencia que estuda a Área X e os seus segredos. O problema é que as coisas vão-se tornando de cada vez mais estranhas e Control começa a duvidar de tudo e de todos.
Ao invés do primeiro livro, que se passa todo dentro das bordas da Área X, o segundo volume dá-nos a conhecer o exterior. Para ser mais específica, este livro tem o seu foco principal na Central (agência para a qual Control trabalha).
O passo deste livro é tão lento que quase tive para desistir de o ler até ao fim, mas acontecia sempre algo que me incentivava a continuar. Poucas foram as coisas que me motivaram... sinto-me bastante triste com isso.
Não consegui conectar com John Rodrigues (Control) como gostaria. É uma personagem muito sombria e misteriosa que no meu ver não funciona muito bem nesta obra. A bióloga, que era a minha personagem preferida no primeiro livro, deixa de ser a mesma — mas existe uma razão para isso, que só se lerem o livro é a vão poder descobrir.
Apesar de tudo ter um propósito e de estar tudo magnificamente bem estruturado, não funcionou para mim. Achei o livro aborrecido na sua maior parte e o facto de estar muito bem escrito e bem elaborado, não chega.
No geral, fiquei muito desiludida. Normalmente gosto de desafios mas acho que este é um livro muito complicado e que exige muito do leitor.
Apesar de tudo, vou querer ler o último livro da trilogia, pois o fim promete algo de melhor.
Com o apoio de:
Well, só posso dizer... ainda bem que não gosto de ler todos os géneros, senão teria de ir assaltar um banco para poder comprar todos os livros que quero! Lol... :-P
ReplyDeleteBem, não se pode gostar de tudo... Não me acontece muito não gostar de um livro, mas às vezes também não consigo mesmo gostar e isso deixa-me bastante desiludida. São coisas que acontecem! ;)
ReplyDeleteGosto muito de ler as tuas opiniões. Talvez o último livro te surpreenda :)
ReplyDeleteThis comment has been removed by the author.
DeleteMuito obrigada :) infelizmente vou ter de esperar muito tempo pelo terceiro volume. Acho que ainda vai demorar até ser lançado cá em Portugal.
Delete