Friday, June 23, 2017

Opinião: "A Sereia" de Kiera Cass





Opinião:
Aqui está uma boa leitura para o verão e para quem gosta de algo mais leve.
Um cenário rodeado pelo oceano, raparigas bonitas, um amor proibido e alguns clichés à moda de um romance de verão... há quem não consiga resistir a este conjunto de ingredientes...

Este é aquele tipo de leitura que chama mais à atenção dependendo da época em que nos encontramos. Neste caso, sendo ela o verão, temos à frente dos nossos olhos aquele livro que nos atrai imediatamente só pela capa. Foi isso que pensei mal o vi. Aqui está o livro que me vai fazer entrar em grande na época balnear! Na verdade, não sou muito fã de banhos de sol, mas decidi dar uma chance à ideia.

Enquanto lia a versão portuguesa, fui também lendo uns capítulos em inglês e tenho de felicitar a Marcador pelas suas traduções, que têm sido muito fieis ao original. 

Tenho um interesse muito particular em mitologia, e esta história tem algumas referências originais sobre as criaturas conhecidas como sereias, o que também me incitou a pegar no livro. As sereias são vistas como criaturas de uma beleza excepcional, que conseguem naufragar navios e atrair homens para águas profundas através do seu canto. Neste livro, este conceito não é muito diferente... Kahlen, a nossa protagonista, é "resgatada" por um grupo de sereias que lhe dá duas hipóteses: Ou Kahlen morre no mar juntamente com a sua família, ou junta-se às sereias onde terá de servir o oceano durante 100 anos. 

Kiera Cass já é conhecia por todos nós... cativou muitos - e fieis - leitores ao escrever a " A Seleção". Se fores uma das pessoas que gostou destes livros, vais certamente gostar deste. No entanto, no meu ver, a escrita ficou muito a desejar. Estava à espera de algo muito melhor!
 Infelizmente, dou por mim a ler algo demasiado simples... por vezes até um pouco infantil. Algumas partes da história são pouco desenvolvidas, as conversas entre personagens são desinteressantes, o desenrolar da história é lento. A certo ponto parece ser escrito apenas para "encher" mais um pouco... 
No fundo, acho que estou a ser demasiado crítica. Não é assim tão mau. São pequenos aspetos que juntos dão um pouco que falar, na negativa... 
Quando penso naquilo que li, o sentimento que me traz à memória é bom. Foi uma leitura muito leve e rápida. Mas chamo a isto, apenas uma coisa de verão. Nada mais...  

Gostava imenso de saber qual é à vossa opinião sobre este livro. Agora que acabo de escrever, sei que tenho muito mais a dizer, mas não quero estragar a experiência de leitura a ninguém. 

A minha classificação: 3 estrelas.


Muito obrigada à Marcador pelo apoio magnífico que tem dado ao blogue.



4 comments:

  1. por acaso estou muito curiosa para ler esse livro ! quero muito ver o que acho dele :)
    Beijinhos ♡ O Olhar da Marina

    ReplyDelete
  2. Essa escrita infantil que falas é muito típica deste tipo de livros "young-adult", eu gosto mas percebo o que dizes, pena que não gostaste assim tanto. Eu achei a história interessante, mas também foi o primeiro livro que esta autora muito jovem escreveu :P
    Gostei, mas prefiro a Seleção, mas acho que também não vais gostar x)

    MRS. MARGOT

    ReplyDelete
  3. Este Livro está na minha WishList, muito curiosa em lê-lo :)

    ReplyDelete
  4. Um dos livros que gostava imenso de ler :D Deve de ser bastante bom :)

    ReplyDelete