Monday, November 7, 2016

O projecto Rosie


Editora: Editorial Presença

   Se fores um louco por livros como eu, já deves ter entrado numa livraria e já te deparaste com este livro nas estantes dos mais vendidos ou nos recomendados.

   É à Bertrand que costumo ir para conhecer novos livros e admito que este foi um dos que não prestei atenção nenhuma. Mas houve um dia em que tive a oportunidade de o ganhar através de um passatempo. Joguei porque adoro o blog em questão (viajar pela leitura) e também era um daqueles passatempos interessantes em que tenho de dizer o que estou a ler no momento para poder ganhar.
Pronto. Joguei e ganhei por isso decidi pegar nele e lê-lo. O meu pensamento quando começo a ler um livro novo é: hmm, se não gostar ponho-o de lado!
Mas este não. Este livro cativou-me desde o inicio.

   É daqueles livros que estão escritos naquele tom engraçado, aquele tom que nos faz sentir tão próximos das personagens que chegamos a reagir às suas atitudes como reagimos com uma pessoa real. Sabem, quando estamos com um amigo e ele conta-nos um a história em que ele próprio esteve envolvido e nós rimo-nos das parvoíces dele e comentamos as coisas que achamos que nunca faríamos... Don (protagonista), é esse nosso amigo, tudo o que ele faz, no meu ponto de vista, é irónico e idiota mas é esse o objetivo! Ele tem piada por ser assim.

   A razão principal para este livro agradar, com grande abrangência, os leitores, é o facto de ter aquele conteúdo que nos é próximo.

  Temos no centro da história o componente amoroso. Don que é a pessoa mais meticulosa e persistente do mundo e decide criar um projecto intitulado "projecto esposa". Só um maluco é que faz uma coisa destas... Acho eu não sei, se calhar há muita gente a fazê-lo...
O que interessa é que, maluco ou não, esta personagem tem piada. E se tem! Mas para vos ser sincera, não é assim tão hilariante como vos fazem pensar. Tem piada às vezes...

   A Rosie, acho que não vale a pena estar a dizer quem é porque estes títulos conseguem estragar um pouco a surpresa do livro. Corto essa parte, não por Rosie ser aborrecida mas porque não quero estar a estragar a história para vocês.

   No geral, gostei da história, principalmente por ser muito descontraída e divertida. Não posso dizer que seja o livro mais original que li, mas há alguns aspetos que achei de facto originais.

   Classifico este livro com 4 estrelas. Não lhe dou as 5 porque achei o desfecho bastante previsível.






WOOK - www.wook.pt

3 comments:

  1. Tenho lido opiniões positivas a este livro e tenho pena de ainda não o ter lido.

    ReplyDelete
  2. Parece-me bem! Quando peguei neste livro numa FNAC fiquei indecisa e não o trouxe, mas este teu post fez-me crer que vou gostar de lê-lo! Vai para a minha lista! :)

    Beijinhos

    ReplyDelete