Monday, November 14, 2016

Opinião - "O monstro" de Stephen Crane


Neste livro são-nos colocadas três questões perturbadoras em três diferentes contos: 



O Monstro: 
Será que os nossos preconceitos e conflitos interiores são mais assustadores que um ser desfigurado? 
Este conto fala-nos sobre um rapaz que fica preso pelas garras de um incêndio e é salvo pelo empregado da casa. Este fica desfigurado ao ponto de nem os seus conhecidos olharem novamente para ele como um homem, mas sim como um monstro. 
O que é de esperar do ser humano? E ai é que está a experiência social aplicada por Stephen Crane, é que este mostre medo e repulsa, ao invés de carinho e agradecimento pela pessoa que salvou a criança. 
O humano é célebre pelos seus dons e feitos, mas a sua consciência deixa-se facilmente levar pelo senso comum. 


O hotel azul: 

Este posso dizer que foi o meu conto favorito. A pergunta que se faz aqui é: será que cada um de nos como ser individual, tem influência sobre o destino dos outros? 
Esta história incide num homem, aparentemente transtornado e cansado, que decide arranjar aparato entre as pessoas que se encontravam no hotel azul. Ao final de algum tempo desenrola-se uma violenta luta entre este homem e Jimmy. O que acontece a seguir é de notar que teve influência direta da presença do desconhecido que entrara no hotel. 
Depois deste primeiro acontecimento desenrola-se outro que nos faz finalmente tirar as nossas próprias conclusões de onde o autor quer chegar com este pequeno conto. Fica então com vocês se estiverem curiosos, dar uma vista de olhos ao livro :)

O último conto para mim foi o que menos gostei mas não é por isso menos perturbador, pois é uma questão, a qual todos nós enquanto crianças já nos deparamos:
O ato de fugir de casa para evitar os problemas com os pais e obtermos liberdade, é mais importante que o afeto que estes nos podem dar? 

Bem.. Este é o meu ver destes três deslumbrantes contos de Stephen Crane. Desafio-vos a vocês, meus amigos leitores a lerem estas histórias e a partilharem os vossos sentimentos por elas. 
Comprei o livro na feira do Porto a 2 euros. Foi a melhor compra que fiz este ano. 

boas leituras!


Minha classificação:









2 comments:

  1. Olá Joana :)
    Fiquei super curiosa com este livro. Gosto muito de contos e histórias deste tipo.
    Especialmente por 2€, parece-me muito bem :)
    Acho que nunca li nada do autor, mas sem dúvida vai para a minha lista :)
    Beijinhos

    ReplyDelete
  2. Não conheço a obra do autor mas este livro leva-nos a reflectir sobre nós próprios e sobre a relação que estabelecemos com os outros. Parece-me interessante.

    ReplyDelete