Todos gostamos quando nos identificamos com os livros. No momento em que peguei neste, foi no inicio do meu blog, e foi aquele momento inicial em que estava a lutar para que o blog funcionasse e para que as pessoas gostassem do que eu escrevo. De certo modo, tudo o que faço no blog é um pouco também para essas pessoas e não só para mim. Sinto que neste livro temos essa ambição, mas é algo visto de uma perspetiva um pouco individualista.
Numa frase do livro é dito que "o caminho para o sucesso é longo e solitário". Bem, de certa forma é. E durante muito tempo pensei que até é verdade. Mas agora ao pensar melhor no assunto, se não fossem as pessoas que me têm apoiado neste projeto, eu provavelmente nem partilhava com vocês os meus sentimentos e o que penso dos livros, todos os dias. Acho que o caminho para se atingir algo é feito, solitariamente, sim, mas também com muito apoio. Não estou a falar de apoio da família ou dos amigos. Estou a falar do apoio também daqueles que não conhecemos e que estão sempre lá. Eu tenho seguidores desses. Seguidores fieis que vão à minha página ver o que publiquei naquele dia. Isso é muito importante para que as coisas resultem. E não vejo melhor motivação que essa.
O menino desta história, quer muito ser ciclista nos para-olímpicos mas como todos sabemos, é um caminho bastante árduo. As pessoas que nele pertencem, apresentam muitas limitações mas, mesmo assim, têm uma grande força de vontade para conseguirem fazer aquilo que sempre quiseram. É muito gratificante conseguirmos fazer algo, que sabemos, que há partida, muitas outras pessoas não o conseguem fazer.
O apoio dado pela família, ao menino (André) é fantástico e penso que por essa razão ele conseguiu atingir o seu sonho.
Achei que toda a ideia estava pouco desenvolvida e penso que por essa razão não me senti muito dentro da história. Por vezes, dava por mim distraída e tinha de voltar a reler partes do texto. Não é que seja assim tão fora do normal, mas não me estava a cativar muito.
Tenho pena de não ter gostado assim tanto do livro como estava à espera. Infelizmente não podemos gostar de todos, não é?
Já li opiniões de pessoas que gostaram muito e consigo perceber o porquê de haver quem goste, por isso, se estiverem interessados em ler, pesquisem um pouco mais e vejam se é o tipo de leitura para vocês :)
A minha classificação:
Já li este livro e faço parte das pessoas que gostaram muito :) Também escrevi a minha opinião no meu blogue: http://momentosliterariosml.blogspot.pt/2016/11/opiniao-o-menino-que-pedalava-cassia.html
ReplyDeleteBeijinhos,
Ana
Ganhei este livro num giveaway do Goodreads; a sinopse interessou-me mas ainda não li... Já li boas e más opiniões, vamos ver
ReplyDeleteNão conheço o livro e não me recordo de ter lido opiniões sobre o mesmo. O tema é interessante mas, naturalmente, depende da forma como está escrito. Vou ter que pesquisar.
ReplyDelete