Este artigo destina-se a todos aqueles que já se interrogaram do porquê de não conseguirem ler a quantidade de livros que queriam. Se fores como eu, bem, isso vai ser impossível de alcançar. Todas as semanas passo pela Bertrand para simplesmente estar rodeada de livros e dou sempre por mim a encontrar algo que quero ler.
É demasiado mesmo.
Mas há aqueles que querem ler mais. Aqueles que gostavam de o fazer de uma forma mais eficaz e mesmo assim conseguir preencher o outro espaço de tempo, com os seus hobbies preferidos ou deveres.
Estas foram ideias que acumulei ao longo dos anos, que foram poucos, porque comecei a ler aos 15 anos. Já foi tarde eu sei...nem cheguei a ler todos os livros de Harry Potter... Sou uma triste.
Vamos às dicas:
1. Andar sempre com um livro. Encontra um livro pequeno que tenhas em casa e que sempre quiseste ler, e coloca-o na mochila ou na mala. Acredita que há sempre algum momento do dia em que não estás a fazer nada e é um óptimo momento para pegares no teu livro. Dou-te alguns exemplos: Quando estás à espera de boleia (autocarro, pais, namorado, amigo, etc...), quando tens uma consulta no dentista/médico, quando estás no trabalho ou na escola e acabaste uma reunião ou um teste mais cedo e ainda ninguém acabou, quando vais dar um passeio ao parque sozinho, quando levas o cão a passear, quando vais tomar café, quando estás em casa e está a chover (ler enquanto chove é lindo!)..... montes de coisas..
2. Lê um livro que queres mesmo ler. Se estiveres a ler um livro que não gostas, mais vale colocá-lo de lado. Não vale a pena estares a perder o teu teu tempo com um livro que não o merece.
De certeza que há alguém interessado em ficar com ele, oferece a alguém ou vende-o.
3. Enquanto lês, segue as palavras com o teu dedo. Eu sei que parece parvo, mas há um estudo que diz que se o fizeres, lês 60% mais rápido. Admito que muitas vezes não o faço, mas sei que resulta mesmo bem. Muitas vezes estamos com o nosso cérebro constantemente a pensar em outras coisas e não há maneira de te concentrares na leitura. Esta técnica pode ajudar-te também a manteres-te focado no que estás a ler.
4. Ter sempre água contigo, ou um chá. Qualquer coisa líquida que vás bebendo (tirando refrigerantes ou álcool), ajuda-te na concentração e mantém o teu cérebro bem desperto.
5. Mudar de vez em quando de posição. Há quem prefira ler deitado, de barriga para cima ou de barriga para baixo, sentado no sofá, deitado na cama, deitado no chão, em pé...
Imagina que estás a fazer uma "Readathon" que significa "maratona literária". É impossível estares muito tempo na mesma posição. Eu por exemplo. Às vezes quero estar a ler uma tarde inteira. É humanamente impossível fazeres isso numa só posição.
6. Mantém o teu interesse pela leitura ativo! Segue blogs, participa em grupos de leitura, fala com pessoas que tenham esse interesse... É que parece estranho, mas muito pouca gente lê. Por isso encontra alguém com quem possas falar. Ajuda imenso para não te desmotivares.
7. Vai a livrarias muitas vezes. É lá que ficas a conhecer as novidades em primeira mão. Compra livros de vez em quando.
Fazer coleção destas belezas também é algo que nos mantém felizes.
8. Organiza as tuas estantes, limpa-lhes o pó. Dá vida ao teu quarto/biblioteca.
É óptimo partilhar com vocês estas oito dicas que para mim são muito eficazes.
Espero que tenham gostado do que leram, e se tiverem mais dicas para mim, comentem em baixo! De certeza que sabem algo que eu não sei :)
Gostei muito das dicas para ler mais. A troca de livros pode ser outra dica ou algumas visitas à biblioteca.
ReplyDeleteGostei bastante das dicas!! Obrigado!!
ReplyDeleteDe facto, o tempo para ler é sempre pouco comparado com o número de livros que temos/queremos. Gostei das dicas. Nem sempre o faço, mas há alturas em que levo um livro na minha mala e quando passo por uma livraria/papelaria espreito sempre as novidades.
ReplyDeleteObrigada pelas dicas :)
ReplyDelete