Opinião:
"Mulherzinhas" retrata uma época onde as mulheres sofriam de desigualdades e debilidade social. Este romance pinta uma imagem bastante detalhada de como era a vida doméstica de uma família americana durante a Guerra Civil, travada de 1861 a 1865.
O pai das 4 famosas irmãs enfrentava os terrores da guerra, enquanto Mrs. March – a mãe – tinha o dever de ficar em casa a tratar das filhas.
O que se desenrola dentro da humilde casa, pertencente às protagonistas, demostra como era difícil superar as dificuldades nesta época tão débil.
Imensas mensagem de amor, amizade, cumplicidade e compreensão são discutidas ao longo da narrativa. Este foi o elemento que achei mais importante e louvável. Mesmo com todas as dificuldades vividas pelas personagens, havia uma enorme vontade de viver e de lutar por aquilo que desejavam para o futuro.
Louise May Alcott foi buscar inspiração às suas próprias experiências, e é algo que o leitor se apercebe ao longo da leitura.
Posso falar e delinear o prazer que tive ao ler a obra, dizendo que esta está maravilhosamente bem escrita. As personagens são como que reais e palpáveis. Quase que consigo sentir o desconforto, a emoção e a intensidade das palavras escritas pela autora. Sei que ela sentiu o que escreveu, acho que não há melhor elogio do que dizer isso mesmo.
O que devo referir, e que deve ser tido em consideração, é que este devia ser um dos livros obrigatórios no regime escolar.
Considero que é um livro altamente educativo, com uma excelente influência para os pais e filhos.
Se tiverem filhos, recomendo que lhes ofereçam este livro.
Gostava de agradecer a todos os leitores do blogue que me recomendaram esta obra.
Um agradecimento especial à Guerra & Paz!
Olá,
ReplyDeleteainda bem que gostaste ;)
Concordo plenamente contigo, também acho que deveria fazer parte do leque de livros que somos "obrigados" a ler enquanto estudantes, e já agora pelos pais dos estudantes xD
Li precisamente este livro quando frequentava o secundário e foi um dos livros que marcou essa época da minha vida ;)
Boas leituras!
Olá! Foi sem dúvida uma óptima leitura! E posso dizer que foste uma das pessoas que me incentivaram a pegar neste livro :)
DeleteMuito obrigada!
Beijinhos
Oh, que bom!
DeleteFico muito contente, principalmente porque gostaste ;)
Olá!
ReplyDeleteDevo de confessar que tenho este livro à algum tempo à espera de ser lido.
Foi me oferecido porque os donos estavam a desfazer-se de alguns livros então este veio com mais alguns! Tive alguma curiosidade de o ler mas agora, depois de ler a tua opinião, subiu uns lugares na TBR!
Beijinho e boas leituras,
www.the-banal-girl.blogspot.pt
Que bom, fico mesmo contente!!
DeleteOlha... Isto é super engraçado. No momento exato que me mandaste este comentário, eu estava a ver o que tinhas de novo no teu blog ahah A falar a sério!
Muitos beijinhos!
ahahah que engraçado!! :)
Deletebeijinhos ;)
Gostava imenso de ler estes 2 livros!
ReplyDeleteMónica Claro
Como referenciei num post anterior, não me lembro se já li o livro ou não. O filme gostei muito. Se tiver oportunidade acho que o vou ler (ou reler).
ReplyDeleteSó pelo facto de ser um livro histórico, já tenho vontade de o ler! Mas a tua opinião também me fez crescer a curiosidade. :)
ReplyDeleteGostei muito! Esta descrição veio avivar a memória, da leitura deste livro, com umas capas diferentes, de uma obra que adorei ler, já lá vão mais de 40 anos.
ReplyDeleteLi o livro à tanto, tanto tempo, foi bom reve-lo agora.
ReplyDeleteTenho este livro na estante há tanto tempo à espera de ser lido! Mas agora fiquei com curiosidade de o ler!
ReplyDeleteObrigada pela partilha de opinião e boas leituras!
Está na minha lista para ler muito em breve, mas ainda não o comprei.
ReplyDeleteÁ quanto tempo eu li este livro!
ReplyDeleteEstas edições de clássicos que estão a ser lançadas são lindas!
ReplyDeleteA ler. Gostei muito da opinião.
ReplyDeleteComecei a ler o livro há uns anos, mas nunca o consegui acabar, mas como eu não consigo deixar um livro a meio, mesmo que não goste dele, ainda hei de voltar a pegar nele e pode ser que desta vez, já uns aninhos mais velha, me desperte mais a atenção.
ReplyDeleteUm livro muito citado n'A Amiga Genial e que, por isso, tenho vontade de ler. Tenho lá em casa uma edição antiga; tenho que ver se pego nele!
ReplyDeleteLi quando era pequena e adorei, nunca o esqueci. Não foi leitura obrigatória da escola para mim...
ReplyDelete