Sunday, November 26, 2017

Opinião: "Uma Vida Alemã" de Brunhilde Pomsel e Thore D. Hansen

Olá queridos leitores!


Opinião (Maggie):

É muito fácil criticarmos e julgarmos Pomsel pelos seus atos e decisões. Não vou contestar a ideia de que ela, ao estar presente nos negócios de Goebbels, fosse uma parte e uma ajuda para que tudo se desenrolasse da forma como se desenrolou. Mas a verdade é, se estivéssemos no lugar dela, o que faríamos? O ser humano faz coisas impensáveis como instinto de sobrevivência. Pomsel sabia que a situação financeira não estava bem para a maior parte das pessoas que conhecia e a verdade é que ela estava a ganhar o suficiente para viver bem e ajudar a sua família. Até que ponto não faríamos o mesmo? 

Não acredito que ela não soubesse pelo menos um pouco do que se andava a passar. É incrível como esteve a trabalhar para uma das vozes da segunda guerra mundial e garante não saber do que se passava. O que é certo é que mesmo que ela soubesse das atrocidades que estavam a ser cometidas, nunca nos iria revelar esse segredo. Não lhe seria conveniente. 

É um livro muito curto, mas fiquei fascinada com a história que Pomsel tem para nos contar. É um tema muito sensível e certamente daria tema para uma boa discussão literária entre pessoas que o leram. 

No centro da ação e ao mesmo tempo tão distante, Pomsel conta-nos como se tornou secretária de Goebbels, como ele era enquanto seu chefe e toda a vida que acompanhava o seu cargo. 

Alguns segredos e pequenos dramas também fazem parte deste livro. Nunca são demais os detalhes que podemos ficar a conhecer sobre a Segunda Guerra Mundial. É sempre fascinante. 

Muitos dizem que Pomsel foi extremamente egoísta ou extremamente ignorante. "Estar no meio de tudo e não saber de nada? Impossível!" Pensam vocês... 
Pode ser verdade ou não... No fim do livro esperava saber a resposta. Mas apenas sabemos qual é a opinião do autor. Não achei muito conclusivo, mas gostei da chamada de atenção à nossa geração e ao quanto nós próprios tapamos os olhos.

Um agradecimento muito especial a:



Boas leituras!!



2 comments:

  1. Parece ser uma boa leitura! A 2.ª Grande Guerra continua a ser uma fonte inesgotável de acontecimentos que desafiam toda a racionalidade.

    ReplyDelete
  2. Tenho sempre interesse por livros que nos contam mais sobre essa época atroz da Humanidade: o Holocausto. Já tinha visto o livro nas redes sociais, mas agora ainda fiquei com mais vontade de o ler! Obrigada pela tua partilha! Continuação de boas leituras e boa semana :-)

    ReplyDelete