Thursday, February 13, 2020

Opinião: Amigo imaginário de Stephen Chbosky




Sinopse (wook)

Kate Reese e o filho, Christopher, estão em fuga. Kate é jovem mas tem já uma longa lista de desaires na bagagem. A única coisa em que nunca vacilou foi no seu amor incondicional por Christopher. É esse amor que a leva a partir a coberto da noite, deixando para trás uma vida em que as boas recordações são raras. Mãe e filho só param quando, por instinto, chegam à pacata vila de Mill Grove. Subitamente, o sonho de um verdadeiro lar afigura-se possível.

E a princípio, parecem ter feito a escolha certa. A vila é pequena e segura, e os novos vizinhos são acolhedores. Mas é então que Christopher desaparece. Durante seis penosos dias, não há notícias dele. E quando reaparece, vindo de um bosque, o rapaz aparenta estar bem. Mas o que ninguém sabe é que ele não voltou sozinho. Christopher traz consigo uma missão e um amigo imaginário - uma voz que apenas ele ouve; o prenúncio da uma tragédia…

Amigo Imaginário é uma obra-prima, fruto de uma imaginação sem limites e de uma profundidade emocional tremenda. Não é apenas um livro de suspense: Stephen Chbosky proporciona-nos uma experiência de leitura extraordinária e inesquecível.


Opinião

Amigo imaginário é o livro mais recente de Stephen Chbosky e eu não podia estar mais entusiasmada para o ler visto que "Vantagens de ser invisível" é um dos meus livros favoritos. 
Christopher é uma personagem muito interessante e ficamos a conhecê-lo muito bem ao longo do livro. A relação que ele cria com o amigo imaginário cativa o leitor logo desde início e foi a partir do ponto em que eles se encontram que eu comecei realmente a interessar-me pela história. 
Este é um livro de terror e mistério que gostava muito de ver representado em filme. Acho que visualmente seria muito mais assustador do que a leitura. Acredito que para muita gente este livro vai ser assustador mas eu não o senti tanto como gostava. 

Como já devem ter reparado, o livro é gigante! Foi difícil por vezes conseguir levá-lo comigo para as aulas ou para o trabalho e por isso não o li tão rápido como queria. Muita coisa se passa na história. Não só seguimos a história de Christopher mas também conhecemos muitas outras personagens que têm conexão com o que acontece na cidade. Por vezes senti que era um pouco desnecessário estarmos a conhecer tanto sobre as outras personagens porque o que eu queria mesmo era continuar com a perspetiva de Christopher. Não conectei muito com elas, talvez porque não conhecemos o suficiente delas para isso. 

A narrativa é fluída e consegue manter-se interessante ao longo das 864 páginas. Por vezes desejava que não fosse tão longo mas ao mesmo tempo sei que uma das coisas que mais me atraiu no livro foi o facto de ser tão grande. 

O twist to livro, apanhou-me mesmo de surpresa! Estive o tempo todo a pensar numa coisa e afinal era outra. Eu estava tão dentro da cabeça da personagem que também eu não estava a perceber o que se estava a passar na realidade. 

Os momentos finais foram intensos e cativantes mas o fim não acabou como mais desejava. 

No geral, gostei desta leitura e recomendo a quem gosta de mistério e terror. 

Tenho de agradecer imenso ao Luís do Sonhando entre Linhas e à LEYA por me terem oferecido este livro para opinião! 






No comments:

Post a Comment