Tuesday, October 10, 2017

Opinião: "A Leoa" de Anne-Caroline Pandolfo e Terkel Risbjerg

Olá queridos leitores!



Sinopse (wook)


Anne-Caroline Pandolfo e Terkel Risbjerg - os autores de O Astrágalo - apresentam um retrato audacioso e imaginativo de Karen Blixen, a autora de "África Minha" e "A Festa de Babete", uma das mulheres mais livres e originais da primeira metade do século 20, e que deixou uma marca indelével e complexa na cultura do seu país, a Dinamarca.

A vida (ou as vidas) da Baronesa Karen Blixen desfila à nossa frente neste álbum. Desde uma infância com um pai adorado mas muito ausente, um aventureiro nunca satisfeito, e com uma mãe encerrada na mentalidade conservadora da Dinamarca do final do século XIX, até uma aventura desesperada para escapar a um destino que lhe tinha sido traçado, burguês e aborrecido: aceita casar com o Barão Bror Blixen, e tomar as rédeas de uma plantação de café no Quénia... onde descobrirá uma paixão louca, o seu grande amor africano... até ao seu regresso à Dinamarca e à sua coroação como autora literária famosa.


Opinião (Maggie) 

Apesar de esta banda desenhada ter alguns traços característicos com "O Astrágalo", "A Leoa" apresenta uma magia diferente. Os elementos de fantasia estão muito presentes nesta BD e tenho de admitir que acrescenta algo  de bom e diferente ao retrato de Karen Blixen. A Vida desta personalidade do século XX foi tão louca e emocionante que não seria preciso fantasias para manter a história interessante. 
O estilo de desenho não é o meu favorito, mas fiquei fascinada com o uso das aguarelas e com as cores. 

Se nunca ouviram antes falar de Karen Blixen, aconselho-vos a folhearem este retrato da sua vida. É uma história cheia de moral e mensagens subentendidas, que vai agradar a qualquer leitor. 

Gostei muito desta novela gráfica e estou ansiosa pelo próximo trabalho de Anne-Caroline Pandolfo e Terkel Risbjerg. 

Com apoio:



Boas leituras!

2 comments: