Friday, October 28, 2016

Opinião: "Perguntem a Sarah Gross" de João Pinto Coelho.




Pediram-me para escrever uma critica a um livro de um autor português :)

Sendo assim decidi escolher o melhor livro, de um escritor lusófono, que li este ano. O livro chama-se “Perguntem a Sarah gross” e foi escrito por João Pinto Coelho.
Muito resumidamente, esta é uma história sobre uma jovem professora de literatura (Kimberly Parker), que após algumas dificuldades, é aceite no colégio mais elitista da Nova Inglaterra. Quem dirige este colégio é Sarah Gross, a personagem mais enigmática de toda a história.

Durante algum tempo, fiquei um pouco confusa. Não sabia onde é que a história iria parar. Não tinha lido nenhum resumo, nem me foi recomendado por ninguém. E por isto fiquei chocada ao aperceber-me de que estava a conhecer bastante sobre a cidade onde foi construído Auschwitz. Oshpitzin, antes de ficar conhecida por Auschwitz, era uma cidade judia, onde as pessoas viviam as suas vidas. Até que o dia 19 de setembro de 1939 chegou. A cidade foi bombardeada pela artilharia Nazi e estes, marcaram a sua chegada, matando 8 judeus. O caos foi instalado. Penso que isto será novo para muitos de vocês, pelo que decidi integrar estas curiosidades históricas na minha opinião. Toda a gente conhece o que aconteceu em seguida...




Sarah Gross era filha que judeus que viveram os terrores de Auschwitz. Imaginem só o que é estar numa situação tão inacreditavelmente dolorosa.  

Quero poupar-vos os pormenores essenciais que juntam, peça a peça, cada acontecimento e cada personagem.  Mas é maravilhosa a forma como toda a prosa foi construída.

Até ao momento em que nos apercebemos o que está realmente a acontecer, estamos com o coração nas mãos, tanto pelas descrições perturbadoras da vida em Auschwitz como pela forma como tudo se desenvolve, e onde tudo foi parar.





Estou mesmo a tentar ser muito breve! É muito importante que sejam vocês próprios a ler este livro e a maravilharem-se com ele da mesma forma que me aconteceu a mim. Tornem a vossa leitura uma surpresa!

A narrativa está extremamente bem escrita e fez-me ficar sem fôlego.
Querem ler um livro de um autor lusófono e não sabem o que ler? Bem, é este que eu recomendo para este ano.

 A Obra foi finalista do prémio Leya em 2014, o que lhe dá uma grande credibilidade. 

A minha classificação:





5 comments:

  1. Fiquei curioso... fiquei tentado a lê-lo! :)

    ReplyDelete
  2. Ainda não li este livro mas adorava poder fazê-lo. As opiniões que fui lendo foram sempre muito positivas, tal como esta. É um tema que me interessa embora não seja um assunto fácil.

    ReplyDelete
  3. Eu gostei mas não tanto quanto as críticas que li me fariam crer... é um bom livro mas não está entre os melhores que li.
    Já a minha mãe adorou o livro! Ainda bem que não somos todos iguais :)

    ReplyDelete
  4. Já li tanto sobre este livro. Quando estiver a um bom preço o comprarei para o ler!
    ;)

    ReplyDelete